sábado, 23 de julho de 2011

Tenho Medo de Bonecas!!!

Assisti a um documentário no Animal Planet sobre a natureza do medo. E que, quando fora de controle, o medo passa a ser considerado "fobia", uma doença.

Alguns parecem ser engraçados e tolos, mas para quem sente é desesperador. As reações mentais e fisiológicas são certas quando já pensam no foco de sua fobia.
Fiquei pasma de saber que há pessoas que têm pavor de pombos, picles, bolas de algodão, móveis antigos e palhaços, mas não surpresa, quando algumas (a maioria homens) admitiam ter medo de bonecas!
Meu filho é um exemplo de quem tem tendência à "automatonofobia". Ele não fica sozinho com nenhuma boneca, principalmente quando se trata da Guigui e da Bianca da Atma. Segundo o "medroso", elas são bonecas "psicopatas". Mas devo concordar que algumas certamente são dignas de um Chuck!

domingo, 17 de julho de 2011

Das Bonecas Antigas

Afirmei numa postagem que as Beijocas são minhas preferidas entre todas as bonecas. Foi a primeira que recebi de presente dos meus pais, quando ainda completaria 1 ano!
A da foto é minha mais nova aquisição, somando-se às outras 7 que já tenho!
Trata-se de uma representante da primeira série de Beijocas, que começaram a ser produzidas aqui no Brasil pela Estrela, em 1962. No fundo da caixa há um carimbo informando a sua data de "nascimento".
Ela está absolutamente completa, com caixa, faixa, bolsinha com acessórios (1 pentinho e 5 clips de plástico rosa, para manter os cachinhos do cabelo) e manual.
Suponho que a antiga dona a manteve na caixa por quase toda a vida, sem tê-la brincado. A ausência de claridade do ambiente preservou o tom rosado do rosto. Mas as mãozinhas, é inevitável que escureçam.
A característica da Beijoca desta série são os olhos de vidro, azuis cristalinos, e os cílios bem espessos. As séries posteriores (quatro anos depois) começaram a vir com os olhos verdes não tão bonitos, de um material mais sujeito à ação de fungos.
Em breve, postarei sobre a Beijoquinha, versão miniatura das Beijocas, obviamente!