quinta-feira, 17 de março de 2011

Beijoca e sua História

A procedência da boneca Beijoca é americana, pasmem, assim como a Guigui e Susi. Lá nos EUA seu nome era "Kisses Doll". Aqui ganhou o nome de "Beijóca", com direito a acento agudo, segundo as convenções ortográficas da época.
O direito de fabricação no Brasil foi da Estrela, que lançou a primeira série da boneca quase no início dos anos 60, e a retirou de catálogo no final de 80.
O material de que era feita, no início, não era bom, de forma que, com o passar do tempo, a maioria acabava desbotada no tom da pele do rosto e mãozinhas. É rara a Beijoca anos 60 que ainda preserva o tom da pele rosado! Talvez por uma questão de cuidado da dona, pois sabe-se que expor uma boneca desta época à luz ou sol direto, causa o dano em questão.
Falar do nome é redundante, já que seu funcionamento resume-se em aproximar seus bracinhos e escutá-la  dar beijos deliciosamente sonoros.
Um verdadeiro encanto que foi o sonho das meninas por 3 gerações.
A minha primeira boneca foi uma Beijoca, dada por meus pais quando tinha 10 meses de vida, e amada por 7 anos. Apesar dos meus protestos regados com lágrimas, seu fim foi o lixo, devido aos danos causados por um irmão impiedoso com dolls.

3 comentários:

  1. Oi Marcia... Gostei do seu blog... Suas bonecas são lindas... Vc me fez lembrar parte da minha infancia... que saudadeeeeee... Eu também tive a Lalá e Lulu, e a Guigui... a minha era de vestidinho xadrez, ontem mesmo estava olhando as fotos. Beijãããooooooo

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Obrigada amiga! Assim que houver tempo colocarei mais informações. Preciso de tempo para fazer pesquisa e colher imagens de catálogo! Bjs! Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. A minha Beijoca é a de jardineira azul... nunca tinha visto fotos dela. E não lembro das flores no bolsinho e da tiara...

    ResponderExcluir