Quando se trata de colecionar bonecas, objetivo relembrar minha infância. É uma delícia admirar uma Beijoca e imaginar que já pertenceu a uma menina há décadas. O quão deve ter sido feliz ao embalá-la como sua "filhinha", dando-lhe comidinha, emaranhando seus cabelos com a escova da irmã mais velha ou a empanturrando de talco e perfume. Cada objeto de brincadeira traz uma carga de energia desta fase tão importante e inesquecivel, boa e/ou ruim.
Há que se lembrar que bonecas muitas das vezes são guardadas como verdadeiras jóias, para serem presentes, no futuro, às filhas ou netas. Tenho apenas um filho, por sinal, maravilhoso, sendo assim, pretendo conservar minha coleção para minhas sobrinhas e netas, se Deus assim permitir.Colecionar tem o seu propósito, mas muitos colecionadores não percebem a sua importância na preservação do meio ambiente. Retirar um brinquedo do lixo e restaurá-lo significa poupar a Terra de um quantitativo considerável de material plástico, que leva em torno de 100 anos para ser decomposto. A borracha ou vinil tem tempo indeterminado para decomposição, o que é assustador.
Muitas bonecas vêm até mim em estado deplorável, sujas e danificadas. Levo-as a um hospital de bonecas. Às vezes um processo de restauração é caro e demorado, porém o resultado é surpreendente e válido. Elas poderiam estar se degradando num aterro ou lixão, mas ganham minha estante como novo lar, lindas e recompostas, sendo admiradas e amadas.
Seria importante que todos tivessem essa consciência.
Descartam brinquedos em meio ao lixo, enquanto poderiam procurar ajuda especializada para tratá-los, guardando-os para a posteridade, ou simplesmente para si, como marco de sua infância!
Nenhum comentário:
Postar um comentário